O Destacamento de Fuzileiros Especiais Nº9 fez a sua comissão em Moçambique entre 69 e 71
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cancioneiro do Niassa Velhas picadas esburacadas Capim cerrado E o calor, sinto o suor Corpo cansado Moscas mosquitos Bichos esquisitos Ai é...
-
Cancioneiro do Niassa Velhas picadas esburacadas Capim cerrado E o calor, sinto o suor Corpo cansado Moscas mosquitos Bichos esquisitos Ai é...
Os Montes traz-nos sempre à memória a grata recordação do Tchifulli em Metangula e todo o resto envolvente.
ResponderEliminarAp+roveito o Comentário par lembrar que logo às 21 horas no Canal 1 da R.T.P. passa mais um documentário da história de Guerra e desta feita sobre a operação Nó-Górdio. É um trabalho de qualidade superior a que já nos habituou nas duas séries anteriores o Joaquim Furtado.
Mais um tempo a reviver o nosso passado de jovem por terras Moçambicanas e no meu caso que quando se desenvolveu a Operação eu já Estava no Estado Maior em Nampula, vindo do Lago Niassa.
Ouvi falar da operação Nó-Górdio, desconheço na totalidade o seu desfecho. Embora a mesma tivesse sido efectuada na zona onde estive a cumprir o serviço militar, no entanto, na data em que foi realizada, já eu tinha regrssado á Metrópole, como se dizia na naquele tempo. Todavia tenho lido vários artigos, referentes á dita operação, os quais divergem consoante as ideologias políticas de quem os escreve. Para uns foi um sucesso e para outros foi um fracasso. Para mim o fracasso da referida operação foram as perdas humanas, que talvez tenham sido fruto da má organização de quem comandava.
ResponderEliminarPara a publicidade que se fez à volta do assunto e a promessa cabal de que acabaria com a Frelimo foi um fracasso total.
ResponderEliminar